segunda-feira, 5 de março de 2012

Enologia, conheça um pouco dessa profissão cheio de prazeres

Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solovindimaproduçãoenvelhecimento, engarrafamento e venda.
Existem pouquíssimas faculdades de enologia, estando as principais na França e Itália. Em Portugal a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ministra a única Licenciatura em Enologia deste país. Na América do Sul, segundo alguns, a melhor delas localiza-se emMendozaArgentina. No Brasil existem quatro, sendo que a unica que oferece bacharelado em enologia é a Universidade Federal do Pampa- Campus de (Dom Pedrito) ,e as outras três instituições oferecem curso na graduação de tecnologo e tecnico em enologia, sendo uma emBento Gonçalves (Rio Grande do Sul), outra em Petrolina (Pernambuco), ambas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), e a terceira é oferecida pela Universidade Federal de Pelotas.
A enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico sobre as diversas áreas para se estudar as questões relacionadas com o vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologiafisiologiamatemáticaestatísticageologia,botânicamicrobiologiafísicamarketingeconomiaclimatologiaquímica, entre outras. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificaçãoviticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidadeanálise sensorial.
Não confundir com viticultura, que estuda somente o cultivo da uva para o vinho e vinicultura, que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.

ENÓLOGO

O Enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho,espumantesucobrandy ou graspa. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketingrelacionado com o produto que vende. A degustação de vinhos no processo de elaboração e no produto final, são fundamentais para o Enólogo, pois é nestas etapas, que são avaliados as características fisico-químicas que o vinho possui, ou poderá possuir. Desta forma, o profissional é capaz de decidir quais escolhas devem ser tomadas para melhorar o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário